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Endurance

REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES

Regras, Penalizações e Recursos

Data da atualização: 17/01/2021

 

A Liga VPG tem como meta realizar competições de automobilismo virtual em alto nível; com muito divertimento, organização, e a cultura da competição; com Lealdade e Ética. Apresentamos a seguir os destaques do Regulamento de Competições da Temporada:

DESTAQUES:

A) Todos os incidentes terão que ser reportados via formulário de protestos, a liga não mais fará a análise automática da primeira volta.
B) Acidentes na primeira volta terão penalização com peso dobrado;
C) O Diretor de Prova ativo atua on-line, e é também o Analista dos Protestos e Defesas Prévias;
D) O Diretor de Prova pós-corrida é também Analista dos Protestos e Defesas Prévias da categoria;
E) Em casos de discordância para uma penalidade (não a sua escolha), há a possibilidade de Recorrer através:

F) Todos os pilotos devem entrar no Discord da VPG a partir dos Treinos Livres no dia da etapa;

  • [21:40] – Briefing com o Diretor de Prova e todos os pilotos, com presença obrigatória e ativa de todos;

Obs.: As instruções do Diretor de Prova no Briefing serão específicas para aquela Prova; e nunca modificando o Regulamento para o futuro.

  • [21:50] – Qualificação de 5 a 10 minutos (específicos das categorias), com setup livre;
  • [21:55 – 22:00] – WarmUp de 2 a 5 minutos, com setup de corrida;

Obs.: Nesta temporada teremos de volta o recurso de REJOIN, os pilotos que caírem durante uma sessão conseguirão retornar ao servidor; 

  • [22:00 – 22:05] – Corrida (os tempos e formatos são diversos de acordo com a categoria)

G) Só marcarão pontos regulamentares na etapa os pilotos que completarem no mínimo 2/3 da prova;
Obs.: Em especíco para o simulador Automobilista 2, esta regra de 2/3 não pode ser aplicada. Atualmente, o simulador não gera log de registro da corrida. O resultado válido, e que será levado em consideração, é aquele mostrado no painel ao final da corrida.

H) Caso ocorra algum problema técnico com o servidor e este venha cair durante uma corrida, seguiremos esta ordem:

  • Se acontecer até 1/3 de corrida, esta será reiniciada;
  • Se acontecer entre os 1/3 e 2/3, valerão apenas metade dos pontos;

I) A liga utiliza o sistema de descarte automático do pior resultado(colocação) em uma etapa, ou de duas baterias, dependendo do formato do campeonato. Exclui-se do descarte:

  • Etapas em que o piloto foi desclassificado (DQ);
  • Última etapa do campeonato.

J) A prática do Fairplay ou Autopunição(pass-through) serão avaliadas pela Direção de Prova; renderão um desconto de >metade mais um< segundos de uma penalização, ou a julgamento da análise, até a supressão da mesma. Basta avisar da prática numa DEFESA PRÉVIA.

  • O “pass-through” voluntário, uma passagem pelos boxes em baixa velocidade, o piloto que o fizer por conta própria após se julgar culpado por algum incidente, deve informar pelo Formulário de Defesa Prévia do fato no dia seguinte à prova, como assunção de culpa e possível atenuante na análise;

K) O piloto que atalhar ou alargar terá sua penalidade eliminada, se “tirar o pé” por tempo equivalente, de imediato;
L) As penalidades repetidas terão peso x1,5 (cumulativo) nas etapas seguintes da Temporada; sem prejuízo de mais agravantes nas penalidades em sua nova repetição, podendo chegar ao convite para não mais participar da Liga;
M)No simulador Rfactor 2, as penalizações são por tempo acrescido ao final da etapa. Caso o piloto não complete a prova ou termine dentro das voltas válidas (2/3), a penalização neste caso será cumpridas na etapa seguinte a particição do piloto. Na falta de oportunidades para o cumprimento da mesma, a penalização será convertida em pontos.
N)No simulador Automobilis 2, as penalizações são por pontos descontatos ao final da etapa.
O) Quanto ao FPS e PING necessários:

  • O FPS terá de ser sempre maior que 40, com risco de ser “kickado” pelo Diretor de Prova
  • O Ping terá que ser sempre menor que 400, com risco de ser “kickado” pelo Diretor de Prova

P) A Liga promoverá benefícios e/ou sorteios para os mais assíduos e sem penalidades gravíssimas (inclusive DQ), assim como premiará os Campeões das Categorias com um Troféu da Liga VPG.
Q) As penalidades da última etapa, se entendidas como anti-jogo, atingirão todos os pilotos de uma mesma equipe;
R) Não serão permitidas novas inscrições e participação de novos pilotos numa categoria, na última etapa de uma Temporada;
S) Os empurrões nas retas não serão permitidos; nem entre colegas de equipe.
T) O Hotlaps será o modo de avaliar os treinos dos pilotos, avaliar a quantidade de voltas completas (Clean), caso seja exigido pelo regulamento específico da categoria.

REGRAS PARA ANÁLISE E PENALIZAÇÕES

  • As penalidades são por tempo acrescentado, com agravantes ou atenuantes, a critério da administração e do Diretor de Prova Analista;
  • Os acidentes terão avaliação positiva no uso de FAIRPLAY, AUTOPUNIÇÃO, DEFESA PRÉVIA;
  • As penalidades serão passíveis de recursos, mas as decisões serão mantidas enquanto perdurar a reanálise;
    Obs.: Para ser possível fazer um RECURSO, deve ser usado o modelo próprio, na janela de tempo regulamentar, e seu preenchimento deve informar totalmente a descrição do acidente sob pena de não permitir a análise do Recurso, e perda da sua função para esclarecer o DP Analista.
  • A falta de participação obrigatória no briefing não é atenuante para os erro, e pode impedir a participação na prova;
  • As inscrições corretas no SLS (pilotos e equipes) são essenciais para o cômputo do total dos pontos auferidos;
  • As equipes podem ter até 4 pilotos, onde os 3 melhores resultados serão computados no SLS;
  • Incidentes flagrados por parte da transmissão ao vivo podem ser incluídos na analise independente de protesto.
  • As penalidades durante a Qualificação serão aplicadas conforme as regras e, caso algum piloto informe imediatamente que cometou alguma infração não registrada, somente aquela volta será retirada, sem penalidade.
  • As penalidades sofrerão peso 1,5 cumulativo para os pilotos reincidentes em etapas seguintes;
    Obs.: Se a reincidência for na etapa seguinte, e pela mesma razão, o piloto largará dso Boxes em qualquer etapa seguinte após a penalidade;
  • As penalidades do dia da(s) última(s) etapa(s) atingirão todos os pilotos de uma equipe na pista naquele momento. Caso este seja interpretado como conduta antidesportiva a postulantes ao título.

PENALIZAÇÕES EDUCATIVAS:

PENALIZAÇÃO LEVE [20 segundos por ocorrência ou 5 posições no grid da prova seguinte do piloto na Liga VPG ou 2 Pontos(AMS2)]

3.6. Usar chat em Modo Espectador na classificação e/ou corrida
9.1.4. Uso de chat durante a classificação e/ou corrida
9.2.8.1. Retornar à pista atrapalhando outro, sem prejuízo
9.2.10. Não respeitar a linha de saída dos boxes
9.2.14. Uso de farol sem necessidade durante a classificação e/ou corrida – salvo o 1o. colocado na chegada
9.3. Atalhar ou alargar trajetória, fora das linhas laterais* 

  • Obs.1: Anotadas mais que 10 faltas no item 9.3 causarão a DQ do piloto na prova;
  • Obs.2: Em disputa de posição, o piloto que atalhar ou alargar não poderá defender posição ou fazer ultrapassagem até a próxima reta.

9.7. Ultrapassagem em bandeira amarela.
9.8. Ultrapassagem dentro dos boxes.

PENALIZAÇÃO MÉDIA [35 segundos por ocorrência ou 10 posições no grid da prova seguinte do piloto na Liga VPG ou 4 Pontos(AMS2)]

9.2.1. Direção perigosa, com prejuízo para o oponente
9.2.8. Retornar à pista atrapalhando outro, desequilibrando-o
9.2.9. Sair do boxe sem dar prioridade a quem vem na pista
9.2.12. Bater em outro adversário por trás
9.2.13. Mudar de direção mais de uma vez por reta, à frente de colega, de forma perigosa
9.2.13.1. Mudar de direção estando ao lado de oponente causando acidente ou perda de posição
9.2.13.2. Não deixar espaço para o colega na pista, em disputa, causando acidente sem perda de posição.
9.2.13.3. Dividir curva espalhando em oponente causando acidente

PENALIZAÇÃO GRAVE [45 segundos por ocorrência, ou sem Qualy na prova seguinte do piloto na Liga VPG ou 6 Pontos(AMS2)]

9.2.8.2. Retornar à pista causando acidente de outro, com perda de posição ou avarias temporárias
9.2.8.3. Não deixar espaço para o colega na pista, em disputa, causando acidente com perda de posição ou avarias temporárias

  • Obs.: Inclui-se nesta regra, a ultrapassagem indevida em entrada de curva, estando no momento da frenagem com a sua roda dianteira ainda atrás da linha média da lateral do carro do piloto a ser ultrapassado.

9.2.8.4. Dividir curva espalhando em oponente causando acidente, com perda de posição ou avarias temporárias

  • Obs.: Mesma observação do item 9.2.8.3.

PENALIZAÇÃO GRAVÍSSIMA [Perde uma volta ou na próxima etapa Largará dos boxes ou pagará um Stop and Go na primeira volta]

9.2.7. Andar no sentido contrário da pista
9.2.1.4. Conduta antidesportiva, a critério do Diretor de Prova e da Admin
9.6. Discutir incidentes no Fórum, Redes Sociais, Briefing ou no Chat do jogo.
9.5.1. Sair dos boxes com sinal vermelho
9.1.5. Não seguir determinações da Direção de Prova on-line imediatamente
9.2.8.5. Retornar à pista causando acidente sem possibilidade de retorno do outro
9.2.8.6. Não deixar espaço para o colega na pista, em disputa, causando acidente sem possibilidade de retorno do outro
9.2.8.7. Dividir curva espalhando em oponente causando acidente sem possibilidade de retorno do outro

  • Obs.: Mesma observação do item 9.2.8.3.

CASOS ESPECIAIS:

3.7. – Esquecer de se cadastrar no SLS ou fazê-lo incorretamente: Perde metade dos pontos da etapa
9.4.2a. – Não cumprir no mínimo 30 voltas limpas completadas no servidor e aferidas pelo Hotlaps antes do Qualy (De acordo com regra específica da categoria) > Impedido de participar do Qualy (larga no fim do grid);
9.4.2c. Faltas Disciplinares, a critério do DP ou da Admin: DQ + SEM Qualy na etapa seguinte
9.4.2d – Falta Grave ou DQ: Perde o direito de participar de sorteios ou promoções
9.4.2e – Não será aceito que o carro emita fumaça no Qualy (radiador 1), em respeito aos colegas e à transmissão – penalidade largar no fim do Grid.
9.4.2f – A presença no Briefing é obrigatória, na falta, o piloto automaticamente largará no fim do Grid. Em casos especiais, a critério do diretor de prova, o piloto pode até ser impedido de participar da prova;

SISTEMA DE BONIFICAÇÃO:

A) Pole position = 1 ponto
B) Volta mais rápida = 1 ponto
C) Bonificação por terminar uma prova = 3 pontos para DTM e GT3, e 5 para Endurance.

AUTOPUNIÇÃO, DEFESA PRÉVIA, PROTESTO, RECURSO e FAIRPLAY:

Autopunição:

O piloto terá redução ou eliminação de punição, se decidir por fazer um PASS-THROUGH pelo Box, registrando assim sua assunção de culpa num incidente.

Defesa Prévia:

O piloto deve mandar o Formulário preenchido correta e completamente para o Diretor de Prova no dia seguinte ao da etapa, fazendo sua análise da participação num incidente; na falta deste e havendo protesto de colega que fique confirmado na análise, as punições serão rigorosas, e o piloto perde o direito de recorrer de uma penalidade.
OBS: Na ausência de protesto a defesa prévia será desconsiderada.

Protesto:

O piloto que se julgar prejudicado por um colega, deve enviar seu Formulário de protesto somente no segundo dia após a etapa. Exclusos destes prazos, os fins de semana e feriados nacionais.
Obs.1: O replay próprio do piloto pode ser usado como base para o Protesto; o Replay oficial será utilizado na eventual revisão do DP.
Obs.2: Na Prova, o piloto só pode protestar no período em que estiver em disputa de posição.
Obs.3: Na Qualificação, todos pilotos podem protestar todo o tempo, pois todos estão em disputa direta.

Recursos:

Não concordando com uma penalidade, o piloto poderá enviar recurso, em até 24h da publicação, explicando suas razões. Ao segundo julgamento não caberá recurso.

Normas para envio de Defesas Prévias e Protestos:

ATENÇÃO: A Liga fornece modelo próprio de formulário para que não faltem os detalhes abaixo nas remessas, sem o que poderão não serão considerados.
Link do Formulário:http://www.ligavpg.com/blog/protesto-ou-defesa-previa/
A) O piloto deve informar no Formulário de Defesa Prévia ou Protesto, a “Etapa” e a “Categoria”: Ex: “Protesto – 1ª etapa – PRO”
B) O piloto deve informar no “CONTEÚDO” do formulário o número da volta, o tempo na volta, e os pilotos envolvidos no incidente; caso não o faça corretamente e especificamente nesta ordem a penalização pleiteada poderá ser desconsiderada, se houver excesso de casos.
C) O conteúdo da mensagem deve fazer as explicações necessárias para que o Diretor de Prova e o Analista tenha seu trabalho facilitado, diminuindo assim a possibilidade de erro,
D) As decisões do Analista serão irrecorríveis, salvo o disposto no item acima “Recursos”
E) As análises são feitas a partir do REPLAY publicado.

Explicações sobre o Fairplay:

Fairplay significa jogo limpo. É uma questão de moral e ética no esporte, que serve de exemplo para a vida. É exemplo de uma conduta leal; dando exemplo aos que assistem a prova.

Fairplay x Penalização

Dois pilotos em disputa, o segundo acerta o primeiro e o tira da briga, o primeiro espera o segundo voltar e devolve a posição, imediatamente e até o final da reta seguinte;
Implicações:
O segundo colocado, já que teve uma conduta digna de Fairplay, já não seria penalizado se não houvesse prejuízo para o colega (seja de rendimento, seja de perdas adicionais de posições) com o acidente, mas havendo estas perdas, ainda restarão prejuízos a compensar.
Então, o segundo piloto ainda será penalizado, mas poderá ter sua penalização reduzida em 50%.
O Fairplay neste caso serviu para demonstrar para o primeiro piloto e a todos, que o mesmo assume a culpa do ocorrido, além de mostrar a lealdade e ética que este possui, se esforçando para praticar o jogo limpo.

BANDEIRAS QUE PODEM SURGIR DURANTE UMA CORRIDA
   
bandeira-branca
É uma das bandeiras mais conhecidas. Significa que a corrida acabou, e é mostrada a cada um dos pilotos quando eles cruzam a linha de chegada. Adverte os pilotos da existência de um veículo mais lento na pista, provavelmente um guincho ou o safety car.


Indica que existe um veículo mais rápido se aproximando e que o piloto deve facilitar a ultrapassagem.
Indica que a prova foi interrompida. Os pilotos devem reduzir a velocidade e se preparar para parar a qualquer momento.


Indica que o alerta foi suspenso. Os pilotos podem voltar ao ritmo normal de corrida.
Acompanhada de placa com número. Indica que o piloto fui punido e deve se dirigir ao box.


Indica falta de aderência na pista.
Acompanhada de placa com número. Adverte-se ao piloto por conduta anti-esportiva.


Acompanhada de placa com número. Indica que o piloto deve parar no box para sanar defeito no veículo.
Indica PERIGO. Os pilotos devem diminuir a velocidade e é vedada a ultrapassagem.

REGRAS DE CONDUTA NO FÓRUM

1. As inscrições são feitas exclusivamente online e aprovadas tão unicamente por análise da administração;

2. Todo usuário tem o direito de postar sobre sua dúvida em relação ao nosso propósito inicial, que é trocar informações sobre jogos simuladores e eventualmente hardware e software envolvidos. Todo o resto é secundário, apesar de termos pastas sobre outros assuntos, e pode ser excluído após algum tempo;

3. É proibida a indicação de sites de conteúdo adulto, bem como o conteúdo impróprio para menores também tem sua divulgação proibida no fórum. Os usuários que ferirem esse princípio serão banidos. Isso é motivo para expulsão permanente;

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5. A convivência de qualquer membro do fórum está ligada ao respeito mútuo de cada um. Ofensas ou brigas não são permitidas e os usuários envolvidos serão banidos;

6. O usuário deve procurar sobre o assunto desejado nas pastas destinadas evitando postar tópicos que já foram respondidos anteriormente;

7. Para manter o desempenho do site nossa atual política é de que todo assunto já discutido no fórum, tem o direito de ser reavaliado quanto a sua permanência no banco de dados. Não há obrigatoriedade de qualquer usuário ou moderador de que seja respondida a dúvida. Tópicos repetidos ou não relacionados com o assunto principal do fórum tendem a serem movidos para uma pasta temporária, para serem excluídos após certo tempo;

8. O uso de linguajar inadequado ou mensagens com teor provocativo incitando revolta ou tumulto também não são permitidos, tais mensagens serão excluídas e seus respectivos autores expulsos;

9. Cada moderador, dentro desses princípios tem autoridade para bloquear, apagar ou mover tópicos para os locais adequados, comunicando o feito ao conselho de administração. Os moderadores podem editar mensagens dos usuários que não seguiram as normas de conduta para evitar consequentes discussões, ou outros problemas previstos nas normas;

10. Um usuário que cometer uma infração terá seu tópico bloqueado e movido para o “Lixão”, e terá sua conta suspensa até que seja feito um veredicto entre a conduta do mesmo pelo conselho de administração. Sendo o usuário isento de culpabilidade, o mesmo pode ter sua conta reativada, bem como o tópico pode ser retornado à sua origem;

11. A convivência pacífica entre os membros do fórum é fundamental. Nossa missão é crescer dia a dia, acrescentando ao fórum informações relevantes ao conhecimento de tecnologia, compartilhando experiências entre a comunidade de interessados em conviver dentro desta finalidade. Usuários que não compreendem esse espírito e se comportarem de forma prejudicial ao bom andamento serão expulsos.

Administração do Fórum VPG

3 comments so far

Inscrições abertas para a T3-2017 | Liga VPG – Corridas VirtuaisPublicado em12:24 pm - ago 12, 2017

[…] Regulamento […]

Liga VPG abre Inscrições para a T1-2018 | Liga VPG – Corridas VirtuaisPublicado em11:50 pm - dez 17, 2017

[…] Regulamento […]

Liga VPG abre Inscrições para a T2-2018 | Liga VPG – Corridas VirtuaisPublicado em10:13 pm - abr 8, 2018

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