• ligavpg@ligavpg.com

rFactor – Driver Swap

rFactor – Driver Swap

rFactor – Driver Swap (Troca de Pilotos)

O rFactor permite que durante uma corrida de longa duração seja feita a troca de pilotos, online. Para que tudo ocorra bem, sem problemas, é preciso seguir determinadas normas e cuidados, é algo que funciona quase sem falhas, como tem sido confirmado em várias corridas de Endurance, com trocas de pilotos.

No entanto, é preciso aceitar, que numa prova online, por maiores que sejam os cuidados de todos os envolvidos, imprevistos acontecem e, que uma falha na ligação de um piloto, em um dos turnos, vai causar a desistência de toda a equipa, visto não ser possível a reentrada da mesma no servidor, pela falta de carro presente.

Este manual, resulta da experiência de várias ligas e, deve ser seguido à risca por todos os participantes em provas de Endurance no rFactor.

O seu objectivo, é o de diminuir os fatores de risco de queda de um servidor online e, o de minimizar o esforço do mesmo, causado por pilotos com problemas, que acabam por condicionar as provas de todos os outros.

1. Instalação rFactor Lite
Para que o Driver Swap corra o mais fluido possível, é conveniente uma nova instalação DEDICADA do rFactor, onde só exista o mod a utilizar.

A instalação do rfactor DEVE SER O MAIS IDÊNTICA POSSÍVEL PARA TODOS OS MEMBROS DA EQUIPE.

Para isso, o rFactor Lite, é a versão ideal, dado o seu tamanho e conteúdo com os arquivos absolutamente necessários para a instalação de mod’s.

>> Download rFactor Lite

A instalação pode ser feita numa pasta com o nome que desejarem, no local desejado.

Após o “novo” rFactor instalado, para continuarem a utilizar as vossas configurações de volante, vão à instalação “antiga”, pasta  UserData e, copiem para a nova instalação (pasta \UserData), as pastas Controller e, a que tem o vosso nome.

2. Teclas importantes
Para fazer uma troca de pilotos, devem ser utilizadas algumas teclas de atalho. Essas teclas podem ser configuradas ao gosto de cada um.

Para configurar as teclas, ir para a Customize > Settings > Controls, até aparecer a seguinte imagem:

enduro_config1

1) A tecla/botão aqui configurado, não tem necessidade de ser acedido quando em pista
2) Definir teclas/botões facilmente acessíveis quando em pista (botões de controle do menu Pit Stop)

3. Preparação para a corrida
Durante os testes que precedem a prova, o desenvolvimento do setup do carro, deve ser feito, tendo em conta que ele vai ser idêntico para todos os pilotos da mesma equipe.

Apenas o Steering Lock, pode ser personalizado para cada um dos pilotos.

A utilização de setups diferentes para cada membro da equipe, para além de não serem aceitos pelo servidor, irá forçar a uma sobrecarga no mesmo e, à atribuição ao novo piloto, do setup que o anterior estava a utilizar ou então, do default rFactor para o mod.

São conhecidos bastantes casos de queda do servidor, quando há tentativa de utilização de setups diferentes entre membros da mesma equipa e, esse processo está bloqueado nas definições do servidor.

Assim, para além de ser de evitar a presença de outros setups na pasta respectiva, o setup a utilizar deve estar definido como SETUP DEFAULT.

enduro_config2

1) Selecione o setup a utilizar
2) Clique no botão Default
3) O nome do setup exibido deve corresponder ao nome do setup a utilizar

Fazer uma Mudança de Piloto no rfactor (Driver Swap)
Para melhor explicar o procedimento, vamos simular uma troca entre dois pilotos: Marcelo Leandro e Leonardo Sampaio.

Marcelo Leandro, faz a partida.
Leonardo Sampaio, faz a primeira substituição.

1. Antes da partida
Leandro, carrega o setup estipulado para utilização por toda a equipa e, ajusta o Steering Lock para a sua preferência, caso ele não esteja já gravado no setup.

2. Corrida
A partida foi dada e, Leandro está em pista, enquanto Sampaio acompanha o desenrolar da prova no canal de TS da equipe, no Live Timing e na transmissão de tv.

Leandro faz a primeira parada nos boxes, conforme previsto na estratégia da equipe.

Para a segunda parada, está prevista uma troca de piloto.

Sampaio prepara-se, arranca o rFactor e, em seguida vai a Connect > Settings.

enduro_config3
Nesse quadro, deve configurar o modo Spectate como ON e, o Connection Type como ISDN.

Desse modo, entrando como espectador, Barbosa vai conseguir aceder ao servidor, mesmo em sessão de corrida, sem receber a mensagem “Session Closed

  • Dentro do rFactor, com a prova a decorrer e, com o setup a utilizar já carregado (por estar pré-selecionado), Sampaio seleciona, na lista com a classificação geral, o nome de Marcelo Leandro e, carrega na tecla pré-definida para o modo Passenger (Passageiro).
    Nessa altura, nas mensagens chat, Barbosa recebe a mensagem “You are now riding with: M Leandro“.Caso Sampaio se tenha enganado na seleção do colega de equipe a substituir, basta-lhe carregar novamente na tecla pré-definida para o modo Passenger, receber a mensagem “You are no longer riding with: xxx” e, fazer a seleção correta.Com a seleção correta feita, no canal de TS, Sampaio anuncia a Leandro, que está pronto para a troca de piloto.Na volta de entrada na box de Leandro, Sampaio carrega no botão “Race” e, passa a passageiro efetivo de Leandro.Nessa altura, Leandro faz um pedido de paragem na box (convém ter uma tecla/botão configurado para isso).Antes de Leandro cruzar a linha de inicio de box, deve aceder ao menu de box e, na linha adicional com indicação do Passageiro, selecionar o nome de L Sampaio , como o piloto que o irá substituir, bem como o serviço de box pretendido.Caso a seleção de Passageiro seja feita na via de Box, ela não será efetuada pelo rFactor.

3. Parada de box
Se, o procedimento anterior foi coreto, a mudança de piloto é automática e, ocorrerá após o serviço programado para o box.

Leandro, terá a informação adicional: “You Lose Control In:
Sampaio, terá a informação: “You Gain Control In:

No final da contagem decrescente, Sampaio passa a ter o controle do carro e, a mudança de piloto efetuada com sucesso.

Com o seu turno cumprido, Leandro sai do servidor, configurando a sua ligação para o modo Espectador, para assim re-aceder ao servidor, para efetuar novo turno de pilotagem, repetindo o processo efetuado por L. Sampaio.

——————————————————————————————-
Baseado no manual  Driver Swap de www.endurance-rfactor.fr e da Ligue Tourisme & GT

Fonte: http://www.r4-sims.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.