Data da atualização: 20/01/2025
REGULAMENTO GERAL DA LIGA VPG
REGRAS DE CONDUTA
Este regulamento visa padronizar os procedimentos e condutas de todos antes de entrar no servidor e durante todas as sessões das corridas. Com ele, você saberá antecipadamente qual a conduta correta que você deverá adotar em cada situação de uma corrida. Além disso, também entenderá as regras básicas e padrões para todas as competições realizadas.
Estas regras visam impor limites a cada participante para seu próprio benefício, pois está em jogo o seu divertimento.
A Liga VPG se vê na obrigação de coibir possíveis abusos que venham a ser cometidos nas competições. De forma alguma serão toleradas atitudes de qualquer espécie de agressividade para com os demais participantes e nestes casos a Liga VPG tem total autonomia para a qualquer momento expulsar, se necessário for, qualquer participante das corridas por nós organizadas. O respeito entre os participantes é a regra básica e se todos a seguirem, tiraremos proveito, garantindo assim o divertimento de todos.
Todo piloto, ao confirmar a sua participação, estará de acordo com as regras a seguir, ficando obrigado a cumpri-las. Caso seja necessário, avaliaremos as possíveis penalizações com critérios objetivos e levando-se em consideração diversos fatores.
Leia e siga corretamente este regulamento. Desta forma, você estará colaborando para o divertimento de todos e principalmente o seu. Todo piloto deve ter em mente que ele é o único responsável pelos seus atos praticados nos servidores, estando em corridas ou apenas em treinos.
FUNÇÕES da Liga VPG:
- A Liga VPG visa trazer diversão e entretenimento a todos os participantes.
- Todos os competidores concordam com os termos da Liga VPG quanto a seus conceitos de organização.
- Todos os participantes, devem sempre manter a esportividade e educação durante o transcorrer das atividades.
- Qualquer indivíduo poderá participar das atividades da Liga VPG mediante registro no formulário de inscrição para validar a respectiva corrida ou campeonato.
- A organização da Liga VPG reserva-se ao direito de, a qualquer momento, modificar qualquer ponto deste regulamento de forma a assegurar a diversão dos participantes.
DO PARTICIPANTE:
Ao cadastrar-se para os eventos da Liga VPG, o participante:
- É obrigado a respeitar todas as pessoas envolvidas nos eventos.
- Não poderá insultar alguém com algum tipo de ofensa nem discriminação.
- É obrigado a atuar como uma pessoa responsável e adulta tendo atitudes de jogo limpo em todas as sessões, oficiais ou não.
- Não poderá dar erros de Desacordos de Arquivos (Mismatchs), nem ter Altas Latências na Transferência de Dados (Lags acima de 300 ms).
- É de inteira responsabilidade do participante, assegurar que todas as instalações estejam corretas.
- Os pilotos se identificarão no Servidor apenas pelo; Nome ou Nome e Sobrenome, não sendo permitido usar nickname ou nome em ” CAIXA ALTA”, podendo este ser expulso do servidor.
- A primeira curva é onde há o maior volume de carros próximos, disputando freadas para ganhar posições. Aqui é importantíssimo que os pilotos respeitem a freada do adversário. Somente tente uma ultrapassagem caso tenha certeza que sua tentativa não irá resultar em um acidente, causando o fim da prova para você e outros pilotos. Você terá mais voltas para tentar a ultrapassagem, lembre-se que na primeira volta os pneus e os freios ainda não estarão aquecidos, o que diminui a eficácia da frenagem e a aderência dos pneus.
Toda corrida realizada tem sua duração longa e qualquer tentativa precipitada no início da prova pode comprometer seu resultado, portanto procure sempre ter paciência, pois terá muitas voltas pela frente. Além disso, é um momento tenso onde os erros e os toques podem acontecer e você precisa estar preparado para se livrar deles.
- Ser ultrapassado gera uma forte adrenalina nos pilotos envolvidos, pois você não pretende vender a sua posição facilmente. Mas defender a sua posição impõe alguns limites:
A cada vez que um piloto tenta ultrapassá-lo, você somente poderá mudar a sua linha de direção (traçado) uma vez, somente após contornar a curva você poderá voltar a linha normal. Esta conduta viabiliza que o piloto possa defender a sua posição sem, entretanto, causar perigo ao piloto que está para ultrapassá-lo e para si próprio.
Se você e outro piloto contornarem uma curva lado a lado, é proibido, sob qualquer hipótese, deixar seu carro espalhar, para que o piloto que está do lado externo da curva fique sem pista, esta conduta é inaceitável. Saiba perder a posição, caso não consiga conservá-la no momento, e mantenha a concentração para retomá-la mais à frente.
Sendo ultrapassado em uma curva, jamais mude sua trajetória, para dificultar a manobra do adversário, pois será considerada infração e sujeita as penalidades.
- Em caso de pistas estreitas, não é permitido ficar com o carro no meio da pista para evitar ser ultrapassado, pois dessa forma não estará deixando o espaço devido para o oponente.
- Não é permitido mudar de posição na pista na hora da freada para a curva, após escolher o lado da pista para a defesa, você deverá manter a sua linha.
- Aconselhamos a utilização do espelho virtual para uma melhor visualização do que ocorre atrás de você na pista.
- Antes de fazer uma ultrapassagem, estude os pontos seguros para tal. Faça uma análise e descubra em quais curvas você tem um desempenho melhor que o seu adversário, para somente então iniciar o procedimento de ultrapassagem.
Sabemos que uma das técnicas de ultrapassagem é colocar o adversário sob pressão, mas essa pressão não pode ser exercida de forma que se tire o direito de disputa do mesmo, não se pode dar toques seguidos ou mesmo ao longo das voltas. Não se pode meter o bico do carro para tentar empurrar o adversário, usando a parte interna da pista além da zebra.
Todas essas ações não são uma forma de pressão, portanto respeite sempre os espaços, evite pequenos toques, ande perto mas não toque, antecipe as freadas, espere o erro do seu adversário, mas se este não comete-lo, aceite pois o mérito é dele.
Não mude sua trajetória na intenção de garantir sua ultrapassagem ou após obter êxito chegar à próxima curva freando antecipadamente, para segurar seu adversário. Essas condutas caracterizam infração de direção perigosa. Da mesma forma que seu adversário defendeu sua posição, você terá que fazê-lo na próxima curva.
Em momentos de ultrapassagem tome cuidado, pois caso venha a dar um leve toque que desequilibre seu adversário e com isso ganhe sua posição você estará sujeito a penalidade.
- Todos os pilotos deverão praticar o jogo limpo (Fairplay) e respeitar os demais que estão participando da corrida.
- Todos os arquivos necessários e de distribuição gratuita utilizados nas corridas estão disponíveis para download no Steam.
JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA DOS PILOTOS:
Os participantes terão até 24 horas antes do evento para avisar a organização, via WhatsApp, a sua ausência, caso contrário, estará automaticamente cedendo seu lugar nas próximas etapas aos interessados da lista de espera.
Na justificativa, o piloto deve deixar claro o motivo de sua ausência, informando também se pretende continuar participando do campeonato.
Em caso de ausência o Piloto inscrito no campeonato, este poderá indicar um Piloto substituto.
O Piloto substituto deverá usar o carro do Piloto inscrito, os pontos marcados pelo Piloto substituto serão computados somente a ele, para a equipe os pontos contam normalmente.
Será permitido até duas substituições de Piloto, não sendo permitido substituição na última etapa do campeonato.
A Liga VPG tem como meta realizar competições de automobilismo virtual em alto nível; com muito divertimento, organização, e a cultura da competição; com Lealdade e Ética. Apresentamos a seguir os destaques do Regulamento de Competições da Temporada:
DESTAQUES:
- A) Todos os incidentes terão que ser reportados via formulário de protestos, a liga não mais fará a análise automática da primeira volta.
B) Acidentes na primeira volta terão penalização com peso dobrado;
C) O Diretor de Prova ativo atua on-line, e é também o Analista dos Protestos e Defesas Prévias;
D) O Diretor de Prova pós-corrida é também Analista dos Protestos e Defesas Prévias da categoria;
E) Em casos de discordância para uma penalidade (não a sua escolha), há a possibilidade de Recorrer através:
- F) Todos os pilotos devem entrar no Discord da VPG a partir dos Treinos Livres no dia da etapa;
- [21:40] – Briefing com o Diretor de Prova e todos os pilotos, com presença obrigatória e ativa de todos;
Obs.: As instruções do Diretor de Prova no Briefing serão específicas para aquela Prova; e nunca modificando o Regulamento para o futuro.
- [21:50] – Qualificação de 5 a 10 minutos (específicos das categorias), com setup livre;
- [21:55 – 22:00] – Warm Up de 2 a 5 minutos, com setup de corrida;
Obs.: Contamos com o recurso de REJOIN, os pilotos que caírem durante uma sessão conseguirão retornar ao servidor;
- [22:00 – 22:05] – Corrida (os tempos e formatos são diversos de acordo com a categoria)
- G) Só marcarão pontos regulamentares na etapa os pilotos que completarem no mínimo 2/3 da prova;
: Em específico para o simulador Automobilista 2, esta regra de 2/3 não pode ser aplicada. Atualmente, o simulador não gera log de registro da corrida. O resultado válido, e que será levado em consideração, é aquele mostrado no painel ao final da corrida.
- H) Caso ocorra algum problema técnico com o servidor e este venha cair durante uma corrida, seguiremos esta ordem:
- Se acontecer até 1/3 de corrida, esta será reiniciada;
- Se acontecer entre os 1/3 e 2/3, valerão apenas metade dos pontos;
- I) A liga utiliza o sistema de descarte automático do pior resultado(colocação) em uma etapa, ou de duas baterias, dependendo do formato do campeonato. Exclui-se do descarte:
- Etapas em que o piloto foi desclassificado (DQ);
- Última etapa do campeonato.
- J) A prática do Fairplay ou Autopunição(pass-through) serão avaliadas pela Direção de Prova; renderão um desconto de >metade mais um< segundos de uma penalização, ou a julgamento da análise, até a supressão da mesma. Basta avisar da prática numa DEFESA PRÉVIA.
- O “pass-through” voluntário, uma passagem pelos boxes em baixa velocidade, o piloto que o fizer por conta própria após se julgar culpado por algum incidente, deve informar pelo Formulário de Defesa Prévia do fato no dia seguinte à prova, como assunção de culpa e possível atenuante na análise;
- K) O piloto que atalhar ou alargar terá sua penalidade eliminada, se “tirar o pé” por tempo equivalente, de imediato;
L) As penalidades repetidas terão peso x1,5 (cumulativo) nas etapas seguintes da Temporada; sem prejuízo de mais agravantes nas penalidades em sua nova repetição, podendo chegar ao convite para não mais participar da Liga;
M) No simulador Rfactor 2, as penalizações são por tempo acrescido ao final da etapa. Caso o piloto não complete a prova ou termine dentro das voltas válidas (2/3), a penalização neste caso será cumprida na etapa seguinte a participação do piloto. Na falta de oportunidades para o cumprimento da mesma, a penalização será convertida em pontos.
N) No simulador Automobilista 2, as penalizações são por pontos descontados ao final da etapa.
O) Quanto ao FPS e PING necessários:
- O FPS terá de ser sempre maior que 40, com risco de ser “kickado” pelo Diretor de Prova
- O Ping terá que ser sempre menor que 400, com risco de ser “kickado” pelo Diretor de Prova
- P) A Liga promoverá benefícios e/ou sorteios para os mais assíduos e sem penalidades gravíssimas (inclusive DQ), assim como premiará os Campeões das Categorias com um Troféu da Liga VPG.
Q) As penalidades da última etapa, se entendidas como anti-jogo, atingirão todos os pilotos de uma mesma equipe;
R) Não serão permitidas novas inscrições e participação de novos pilotos numa categoria, na última etapa de uma Temporada;
S) Os empurrões nas retas não serão permitidos; nem entre colegas de equipe.
T) O Hotlaps será o modo de avaliar os treinos dos pilotos, avaliar a quantidade de voltas completas (Clean), caso seja exigido pelo regulamento específico da categoria.
RESUMO DAS REGRAS PARA ANÁLISE E PENALIZAÇÕES
- As penalidades são por tempo acrescentado, com agravantes ou atenuantes, a critério da administração e do Diretor de Prova Analista;
- Os acidentes terão avaliação positiva no uso de FAIRPLAY, AUTOPUNIÇÃO, DEFESA PRÉVIA;
- As penalidades serão passíveis de recursos, mas as decisões serão mantidas enquanto perdurar a reanálise;
Obs.: Para ser possível fazer um RECURSO, deve ser usado o modelo próprio, na janela de tempo regulamentar, e seu preenchimento deve informar totalmente a descrição do acidente sob pena de não permitir a análise do Recurso, e perda da sua função para esclarecer o DP Analista.
- A falta de participação obrigatória no briefing não é atenuante para os erros, e pode impedir a participação na prova;
- As equipes podem ter até 4 pilotos, onde os 3 melhores resultados serão computados no SLS;
- Incidentes flagrados por parte da transmissão ao vivo podem ser incluídos na analise independente de protesto.
- As penalidades durante a Qualificação serão aplicadas conforme as regras e, caso algum piloto informe imediatamente que cometeu alguma infração não registrada, somente aquela volta será retirada, sem penalidade.
- As penalidades sofrerão peso 1,5 cumulativo para os pilotos reincidentes em etapas seguintes;
Obs.: Se a reincidência for na etapa seguinte, e pela mesma razão, o piloto largará dos Boxes em qualquer etapa seguinte após a penalidade;
- As penalidades do dia da(s) última(s) etapa(s) atingirão todos os pilotos de uma equipe na pista naquele momento. Caso este seja interpretado como conduta antidesportiva a postulantes ao título.
PENALIZAÇÕES EDUCATIVAS:
PENALIZAÇÃO LEVE [10 segundos por ocorrência ou 5 posições no grid da prova seguinte do piloto na Liga VPG]
3.6. Usar chat em Modo Espectador na classificação e/ou corrida
9.1.4. Uso de chat durante a classificação e/ou corrida
9.2.8.1. Retornar à pista atrapalhando outro, sem prejuízo
9.2.10. Não respeitar a linha de saída dos boxes
9.2.14. Piscar farol durante a classificação e/ou corrida – salvo o 1º. colocado na chegada
9.3. Atalhar ou alargar trajetória, fora das linhas laterais*
- Obs.1: Anotadas mais que 10 faltas no item 9.3 causarão a DQ do piloto na prova;
- Obs.2: Em disputa de posição, o piloto que atalhar ou alargar não poderá defender posição ou fazer ultrapassagem até a próxima reta.
9.7. Ultrapassagem em bandeira amarela.
9.8. Ultrapassagem dentro dos boxes.
PENALIZAÇÃO MÉDIA [15 segundos por ocorrência ou 10 posições no grid da prova seguinte do piloto na Liga]
9.2.1. Direção perigosa, com prejuízo para o oponente
9.2.8. Retornar à pista atrapalhando outro, desequilibrando-o
9.2.9. Sair do boxe sem dar prioridade a quem vem na pista
9.2.12. Bater em outro adversário por trás
9.2.13. Mudar de direção mais de uma vez por reta, à frente de colega, de forma perigosa
9.2.13.1. Mudar de direção estando ao lado de oponente causando acidente ou perda de posição
9.2.13.2. Não deixar espaço para o colega na pista(empurrar), em disputa lateral, causando acidente ou perda de posição.
9.2.13.3. Dividir curva espalhando em oponente causando acidente ou perda de posição
PENALIZAÇÃO GRAVE [20 segundos por ocorrência, ou sem Qualy na prova seguinte do piloto na Liga VP]
9.2.8.2. Retornar à pista causando acidente de outro, com perda de posição ou avarias temporárias
9.2.8.3. Não deixar espaço para o colega na pista, em disputa, causando acidente com perda de posição e/ou avarias
- Obs.: Inclui-se nesta regra, a ultrapassagem indevida em entrada de curva. No momento anterior a frenagem e/ou tomada de curva, o piloto que tentar uma ultrapassagem precisará estar no mínimo com o seu seu eixo dianteiro alinhado com o eixo traseiro do piloto a ser ultrapassado.
9.2.8.4. Dividir curva espalhando em oponente causando acidente, com perda de posição ou avarias temporárias
- Obs.: Mesma observação do item 9.2.8.3.
PENALIZAÇÃO GRAVÍSSIMA [Perde uma volta ou na próxima etapa Largará dos boxes ou pagará um Stop and Go na primeira volta]
9.2.7. Andar no sentido contrário da pista
9.2.1.4. Conduta antidesportiva, a critério do Diretor de Prova e da Admin
9.6. Discutir incidentes no WhatsApp, Redes Sociais, Briefing ou no Chat do jogo.
9.5.1. Sair dos boxes com sinal vermelho
9.1.5. Não seguir determinações da Direção de Prova imediatamente
9.2.8.5. Retornar à pista causando acidente sem possibilidade de retorno do outro
9.2.8.6. Não deixar espaço para o colega na pista, em disputa, causando acidente sem possibilidade de retorno do outro
9.2.8.7. Dividir curva espalhando em oponente causando acidente sem possibilidade de retorno do outro
- Obs.: Mesma observação do item 9.2.8.3.
CASOS ESPECIAIS:
9.4.2a. – Não cumprir no mínimo 30 voltas limpas completadas no servidor e aferidas pelo Hotlaps antes do Qualy (De acordo com regra específica da categoria) > Impedido de participar do Qualy (larga no fim do grid);
9.4.2c. Faltas Disciplinares, a critério do DP ou da Admin: DQ + SEM Qualy na etapa seguinte
9.4.2d – Falta Grave ou DQ: Perde o direito de participar de sorteios ou promoções
9.4.2e – Não será aceito que o carro emita fumaça no Qualy (radiador 1), em respeito aos colegas e à transmissão – penalidade largar no fim do Grid.
9.4.2f – A presença no Briefing é obrigatória, na falta, o piloto automaticamente largará no fim do Grid. Em casos especiais, a critério do diretor de prova, o piloto pode até ser impedido de participar da prova;
SISTEMA DE BONIFICAÇÃO:
- A) Pole position = 1 ponto
B) Volta mais rápida = 1 ponto
C) Bonificação por terminar uma prova = 3 pontos para DTM e GT3, e 5 para Endurance.
AUTOPUNIÇÃO, DEFESA PRÉVIA, PROTESTO, RECURSO e FAIRPLAY:
Autopunição:
O piloto terá redução ou eliminação de punição, se decidir por fazer um PASS-THROUGH pelo Box, registrando assim sua assunção de culpa num incidente.
Defesa Prévia:
O piloto deve mandar o Formulário preenchido correta e completamente para o Diretor de Prova no dia seguinte ao da etapa, fazendo sua análise da participação num incidente; na falta deste e havendo protesto de colega que fique confirmado na análise, as punições serão rigorosas, e o piloto perde o direito de recorrer de uma penalidade.
OBS: Na ausência de protesto a defesa prévia será desconsiderada.
Protesto:
O piloto que se julgar prejudicado por um colega, deve enviar seu Formulário de protesto somente no segundo dia após a etapa. Exclusos destes prazos, os fins de semana e feriados nacionais.
Obs.1: O replay próprio do piloto pode ser usado como base para o Protesto; o Replay oficial será utilizado na eventual revisão do DP.
Obs.2: Na Prova, o piloto só pode protestar no período em que estiver em disputa de posição.
Obs.3: Na Qualificação, todos pilotos podem protestar todo o tempo, pois todos estão em disputa direta.
Recursos:
Não concordando com uma penalidade, o piloto poderá enviar recurso, em até 24h da publicação, explicando suas razões. Ao segundo julgamento não caberá recurso.
Normas para envio de Defesas Prévias e Protestos:
ATENÇÃO: A Liga fornece modelo próprio de formulário para que não faltem os detalhes abaixo nas remessas, sem o que poderão não serão considerados.
Link do Formulário:http://www.ligavpg.com/blog/protesto-ou-defesa-previa/
A) O piloto deve informar no Formulário de Defesa Prévia ou Protesto, a “Etapa” e a “Categoria”: Ex: “Protesto – 1ª etapa – PRO”
B) O piloto deve informar no “CONTEÚDO” do formulário o número da volta, o tempo na volta, e os pilotos envolvidos no incidente; caso não o faça corretamente e especificamente nesta ordem a penalização pleiteada poderá ser desconsiderada, se houver excesso de casos.
C) O conteúdo da mensagem deve fazer as explicações necessárias para que o Diretor de Prova e o Analista tenha seu trabalho facilitado, diminuindo assim a possibilidade de erro,
D) As decisões do Analista serão irrecorríveis, salvo o disposto no item acima “Recursos”
E) As análises são feitas a partir do REPLAY publicado.
Explicações sobre o Fairplay:
Fairplay significa jogo limpo. É uma questão de moral e ética no esporte, que serve de exemplo para a vida. É exemplo de uma conduta leal; dando exemplo aos que assistem a prova.
Fairplay x Penalização
Dois pilotos em disputa, o segundo acerta o primeiro e o tira da briga, o primeiro espera o segundo voltar e devolve a posição, imediatamente e até o final da reta seguinte;
Implicações:
O segundo colocado, já que teve uma conduta digna de Fairplay, já não seria penalizado se não houvesse prejuízo para o colega (seja de rendimento, seja de perdas adicionais de posições) com o acidente, mas havendo estas perdas, ainda restarão prejuízos a compensar.
Então, o segundo piloto ainda será penalizado, mas poderá ter sua penalização reduzida em 50%.
O Fairplay neste caso serviu para demonstrar para o primeiro piloto e a todos, que o mesmo assume a culpa do ocorrido, além de mostrar a lealdade e ética que este possui, se esforçando para praticar o jogo limpo.
BANDEIRAS QUE PODEM SURGIR DURANTE UMA CORRIDA

Fonte: esportelandia
REGRAS DE CONDUTA nos grupos de WhatsApp
- As inscrições são feitas exclusivamente online e aprovadas tão unicamente por análise da administração;
- Todo usuário tem o direito de postar sobre sua dúvida em relação ao nosso propósito inicial, que é trocar informações sobre jogos simuladores e eventualmente hardware e software envolvidos.
- É proibida a indicação de sites de conteúdo adulto, bem como o conteúdo impróprio para menores também tem sua divulgação proibida. Os usuários que ferirem esse princípio serão banidos temporariamente ou de forma permanente;
- É proibida a divulgação de informações que incentivem crimes fiscais, entre outros crimes previstos em lei, onde se inclui a sonegação de impostos, a calúnia, a difamação, e a divulgação de falsas alegações;
- A convivência de qualquer membro está ligada ao respeito mútuo de cada um. Ofensas ou brigas não são permitidas e os usuários envolvidos serão banidos;
- É proibido a postagem referentes a política, nacional ou internacional;
- Postagens não permitidas serão deletadas pelos administradores, e o responsável pela postagem poderá ser excluído do grupo de forma temporária ou permanente;
- O uso de linguajar inadequado ou mensagens com teor provocativo incitando revolta ou tumulto também não são permitidos, tais mensagens serão excluídas e seus respectivos autores expulsos;
- A convivência pacífica entre os membros dos grupos é fundamental. Nossa missão é crescer dia a dia, acrescentando informações relevantes ao conhecimento de tecnologia, compartilhando experiências entre a comunidade de interessados em conviver dentro desta finalidade. Usuários que não compreendem esse espírito e se comportarem de forma prejudicial ao bom andamento serão expulsos.
Carteira de Pontos do Piloto
Cada infração cometida por um Piloto terá uma pontuação acrescida em sua carteira, esses pontos se somam durante um campeonato, conforme a pontuação atingida as punições serão aplicadas.
O Piloto que atingir a marca de 15 pontos em um campeonato, será automaticamente excluído da corrida seguinte em que atingiu a pontuação máxima.
Os pontos que o Piloto tiver em sua carteira serão zerados ao termino de cada campeonato.
Penalização em pontos por punição:
Advertência: 1 ponto
Penalização leve: 2 pontos
Penalização média: 3 pontos
Penalização grave: 5 pontos
3 comments so far
Inscrições abertas para a T3-2017 | Liga VPG – Corridas VirtuaisPublicado em12:24 pm - ago 12, 2017
[…] Regulamento […]
Liga VPG abre Inscrições para a T1-2018 | Liga VPG – Corridas VirtuaisPublicado em11:50 pm - dez 17, 2017
[…] Regulamento […]
Liga VPG abre Inscrições para a T2-2018 | Liga VPG – Corridas VirtuaisPublicado em10:13 pm - abr 8, 2018
[…] Regulamento […]