• ligavpg@ligavpg.com

5° etapa da Open tem só um nome: Mike dos Santos!

5° etapa da Open tem só um nome: Mike dos Santos!

Mike vence 5° etapa da Open em Imola e traz lembranças do nosso tri campeão mundial Ayrton Senna.

Esta etapa da Open em Imola nos trouxe lembranças nostálgicas e traumáticas da morte do nosso eterno campeão Ayrton Senna que nos fazia tão feliz nas manhãs de domingo. Quem não lembra do tema da vitória tão famoso que fazia nossos corações baterem forte e acelerado na última curva antes de suas vitórias? Infelizmente, aquela manhã fria de domingo de 1994 deixaria nossos corações gelados com a morte estúpida de Senna na curva Tamburello.

Mas vamos falar de coisa boa e de alguém que sem dúvida relembrou as belas ultra passagens de nosso campeão Senna. Depois de um grid de classificação formado por Mike dos Santos (Race Brasil) em 1°, Jonatan Richart (R4F) em 2°, e Felipe Nardi (BREZ – MOTORSPORT) em 3°, a corrida não começou muito bem para Mike que no início da corrida caiu para penúltimo lugar depois de perder várias posições na largada, com isso Jonatan assumiu a 1° colocação com Jeferson Richart em 2° largando muito bem. Mas como estávamos falando, Mike não estava disposto a fazer feio diante da torcida italiana e na 2° volta já era o 3° colocado.

Fábio Pra que havia largado em 5° e caiu para 11° viu seu amigo Luiz H. Costa em 10° errar e acabar na caixa de brita onde o carro ficou preso e teve que abandonar a prova na 3° volta. Flávio Lumbreras vinha tentando acompanhar o ritmo de Mike dos Santos que estava “frenético” atrás de Jeferson tentando pegar-lhe a 2° colocação. Na 5° volta tivemos uma boa briga pela 4° colocação entre Felipe Nardi e Etienne Caron o piloto Francês que foi superado por Nardi na descida depois da perigosa chicane, na mesma volta, Flavio Lumbreras depois de uma forte batida contra a barreira de pneus abandonou a prova com a suspensão arrebentada; uma pena, porque vinha muito bem na prova.

Wantuil Rodrigues em uma corrida discreta vinha na 9° posição atrás de Fábio Pra que também vinha atrás de Marco Memória que deu uma vacilada na chicane e deu de bandeja a posição pra Fábio Pra que vinha mais rápido e tinha contornado melhor a chicane. Mike lá na frente vinha baixando tempo volta após volta e na volta 8 encostou em Jeferson Richart que se defendia muito bem, durante a volta eles chegaram a alternar posições mas Jeferson que não da mole pra ninguém conseguiu fechar a volta na frente. Jonatan tentava escapar mas sofria muito com a pressão de Jeferson e Mike que cada vez mais encostavam nele.

Fabio Pra que vinha muito rápido supera Chico Inglês e assume a 5° posição na 9° volta com Felipe Nardi parando nos boxes, deixava o caminho livre para os dois; a recuperação de Fabio Pra na corrida foi surpreendente. Na 10° volta depois de muita briga ferrenha entre Mike e Jeferson o primeiro ultrapassa esse segundo assumindo a 2° posição na corrida. Chico Inglês que parecia estar com problemas e vinha perdendo rendimento começa a sofrer pressão de Marco Memória que vinha na 7° posição na corrida, Chico se defendia como podia, mas parecia brigar com o carro.

Mike investia tudo o que podia pra cima de Jonatan Richart que também vinha muito bem na prova, usava toda sua experiência e vinha balançando o carro apontando no retrovisor de Jonatan fazendo uma pressão psicológica para forçar algum erro. A partir daí a briga ficou bonita entre os dois que começavam a disputar cada freada, Jonatan parecia ter um melhor acerto de reta e Mike melhor pressão aerodinâmica que o fazia mais rápido nas curvas. Na 15° volta pararam nos boxes Fabio Pra, Chico Inglês, Marco Memória, e Mike dos Santos que apostava nesta estratégia, com isso conseguiu voltar na 3° posição atrás de Jeferson que ainda não havia parado e Jonatan que parou na 16° volta.

Felipe Nardi perdeu a traseira do carro na curva e bateu forte na barreira de pneus acertando a lateral do carro, o que destruiu sua suspensão e o tirou da corrida. Jonatan depois de sua parada vinha muito forte abusando do carro para ganhar tempo acaba rodando na chicane e batendo forte contra o muro…fim de prova para ele, tinha tudo pra levar o pódio. Mike continuava na caça e Jeferson que abria muita vantagem com seu carro bem leve, pois ainda não havia parado, foi parar na 21° volta, conseguiu um pit stop  muito rápido, provavelmente não trocou pneus e conseguiu voltar na frente de Mike, só que Mike dos Santos já vinha mais leve e com seus pneus e freios aquecidos enquanto Jeferson tinha acabado de sair dos boxes, dai já viu né…Mike veio babando pra cima de Jeferson, que na 26° volta colou na sua traseira e com um vácuo na saída dos boxes nos fez relembrar as grandes e geniais ultrapassagens de Senna, Mike por fora e Jeferson por dentro defendendo a posição, Mike retarda a freada e Jeferson deixa para frear dentro da curva, como seus pneus já estavam desgastados, Mike saiu mais forte com um traçado melhor e mais aderência e superou Jeferson na curva tomando a primeira posição, que EMOCIONANTE!!!

Daí para frente foi só conduzir o carro até a última volta e receber a bandeirada na terceira prova seguida. E tudo ficou assim:

Mike dos Santos (Equipe Race Brasil) — Nosso Galvão Bueno do A.V

Jeferson Richart (Equipe R4F) — Ice Man

Fábio Pra (Equipe Vira Copos) — “Pra cima deles Prá!”

O VT da corrida pode ser assistido na integra clicando aqui.
O resultado final da corrida pode ser conferido clicando aqui.
A classificação completa do campeonato pode ser conferida
clicando aqui.

PS: Por problemas na transmissão esta etapa não terá VT.

Até Mondello, lá teremos com certeza grandes pegas…a VPG te espera lá!


Administrador da Liga

Administrador da Liga VPG

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.