• ligavpg@ligavpg.com

Briga pelo título promete boas disputas na VPG Challenge

Briga pelo título promete boas disputas na VPG Challenge

Colados na tabela e dividindo pontos, os pilotos da Viracopos podem ver equilíbrio interno ajudar rivais


Pedro Shaw entra na briga pelo título com vitória em Cleveland

Quando Sérgio Refkalefsky venceu em Abu Dhabi e conseguiu o pódium em Cleveland, o piloto carioca viu suas chances de título crescerem exponencialmente. O antes líder de forma soberana, Adriano Max, sempre com uma pilotagem pouco agressiva e na maioria das vezes paciente, buscará evitar que seu companheiro de box abra bons pontos na próxima etapa do certame, dia 1 de abril, no Estoril. Com um momento psicológico favorável, Sérgio Refkalefsky pode contar com uma ‘ajudinha’ externa para se consolidar na liderança: outros 5 pilotos ainda alimentam chances de título e podem ser os fiéis da balança na hora da verdade.

Mesmo contando com ‘azares’ tais quais quebras de motor, quedas de conexão ou mesmo acidentes e táticas de corrida um tanto duvidosas, o equilíbrio técnico entre os 7 primeiros parece atestar que qualquer um poderia vencer qualquer prova.

Alan Akbar é outro que também pode mudar a dinâmica do campeonato nas provas finais

Em uma análise ainda mais pormenorizada das voltas em treinos(hotlaps), fica ainda mais evidente tal equilíbrio quando pilotos que estão na parte de baixo da tabela mostram tempos altamente competitivos, sendo páreo duro em todas as provas. Desta forma, o aparente domínio de Adriano Max e Sérgio Refkalefsky parece se dever mais às nuances de cada prova do que propriamente de uma eventual diferença técnica entre os pilotos. É justamente em um cenário como este que a disputa parece totalmente em aberto entre os 7 primeiros colocados na tabela de classificação.

O equilíbrio é  tanto que Sérgio Refkalefsky foi apenas o terceiro em Cleveland, mas contou com a sorte quando Pedro Shaw fez uma corrida perfeita e venceu, enquanto Adriano Max marcou poucos     pontos com um 9º lugar. Fazendo uma corrida de recuperação bastante inteligente, assim como seu campeonato até então, Jeferson Richart fechou a prova em 5º e manteve os líderes em sua alça de vira. Alan Akbar, que ocupava a 4ª posição na tabela abandonou, e Marcello Matos não marcou pontos. Foi justamente com esta combinação que a liderança trocou de mãos e viu dois novos atores entrarem na briga: Pedro Shaw e Victor Garcia.

Jeferson Richart aposta na regularidade para ser campeão

Com 76pts e uma frieza ‘raikkoneana’, Jeferson Richart luta para não perder contato com os líderes, Adriano e Sérgio. Com uma pilotagem conservadora e buscando sempre pensar no campeonato, o piloto da Racers 4 Fun é o ‘inimigo público nº1’ da briga caseira pela ponta. É justamente esta briga interna e divisão de pontos que pode propiciar que Richart entre nessa luta nas provas finais. Já um pouco mais distantes e contando com ajudas ‘sobrenaturais’, vem a turma encabeçada por Victor Garcia(Maqplan/Blank Motosports), seguido por Pedro Shaw(Alliance Motorsport), Alan Akbar(Taurus Motorsport) e Marcello Matos(VMax Racing C). Garcia, em uma ótima prova em Cleveland, ultrapassou Akbar e tomou a 4ª posição somando 51pts, sendo seguido por Pedro Shaw com 48pts, que alçou vôo na tabela ao vencer a prova.

Com 46pts, Akbar agora precisa mais do que nunca contar com abandonos de seus concorrentes diretos. Em situação ainda mais difícil está Marcello Matos e seus 41pts. Em comum a esta turma, há a certeza de que todos são candidatos potenciais a vencer no Estoril e provocar uma reviravolta na tabela.

Marcello Matos já não conta com seus próprios esforços, mas pode 'complicar' ponteiros

2º lugar em Brno, abandono em Valência, 4º em Abu Dhabi e abandono por quebra de motor em Cleveland. A temporada não tem sido das mais fáceis para Alan Akbar, que já não conta apenas com suas forças na luta pelo título. O piloto natalense viu seus adversários diretos dispararem na tabela, enquanto o mesmo perdia posições para Victor Garcia e Pedro Shaw. Outro que também não depende de si e precisa afastar uma maré ruim, Marcello Matos busca tirar o maior número de pontos possíveis e manter chances matemáticas de conquistar o título.

É neste cenário de ‘pouca carne pra muito leão’ que a VPG Challenge chega ao circuito do Estoril, Portugal, prometendo muita briga e fortes emoções dia 1 de abril, às 21:30hs, com transmissão ao vivo pela Race Brasil.

Administrador da Liga

Administrador da Liga VPG

4 comments so far

Marcelo MattosPublicado em4:00 pm - mar 31, 2010

Parabens pela matéria alan, ficou super legal!!
A briga promete para essa corrida!!

Alan Kellnon = Alan Akbar??

grande abraço

Caca SantosPublicado em3:50 pm - abr 1, 2010

Muito boa esta matéria feita sobre a decisão da Challenge, não sei quem foi que fez mas meus parabéns ta muito profissional.

Um abraço!

A.BastosPublicado em1:36 am - abr 2, 2010

excelente a materia!!
parabens ao editor!!!
[]s

Adriano MaxPublicado em7:06 pm - abr 4, 2010

A matéria pertence ao nosso grande piloto e agora repórter Allan Akbar = Allan Kellnon direto de Natal… 😀

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.