• ligavpg@ligavpg.com

Gean Celso vence em fantástica abertura da VPG Challenge

Gean Celso vence em fantástica abertura da VPG Challenge

A VPG Challenge começou com o pé direito. Em uma corrida pra lá de disputada, Gean Celso conquistou o lugar mais alto do pódium, seguido por Cristian Rudnick e Fernando Siggelkow.

Desde a pré-temporada, o registro de voltas rápidas da Liga apontava para um equilíbrio fora do comum. Contabilizando Light e Challenge, que usam os mesmos carros, haviam nada mais nada menos do que 36 pilotos dentro do mesmo segundo. No caso específico da Challenge, a sessão classificatória colocou 18 pilotos dentro do mesmo segundo, de um número de 27 competidores. Estava claro o equilíbrio da categoria. Os trabalhos pra valer iniciram com a pole position de Alan Akbar, que deu de “presente” pra equipe Taurus a P1 na 100ª corrida do time.

“Queria muito fazer dessa corrida algo especial, então essa pole é dedicada inteiramente ao time.”, disse o piloto potiguar.

Então, as 5 primeiras filas foram formadas da seguinte forma: A.Akbar-G.Celso / C.Rudnick-F. Siggelkow / F.Sakita-S.Refkalefsky / J.Richart-C.Santos / F.Pra-D.Frias

Gean Celso largou muito bem, e logo nos primeiros metros já era o 1º. Ao final da primeira volta, Gean liderava com Akbar em 2º e Sakita em 3º. Na 3ª volta, Fábio Sakita consegue a ultrapassagem em Akbar, que apenas inicava seu calvário na prova. Após muitas brigas e trocas de posições em todo o grid, a situação assentou com Gean Celso seguido ferosmente por Cristian Rudnick, que abriam 5s de vantagem para o 3º, Fernando Siggelkow. Akbar, que fizera a pole, caía muitas posições com um crônico problema de congelamento de tela, que o fazia perder 3s em média. No fundão, Jeferson Richart, que fora atingido ainda no início da prova, buscava mais uma corrida de recuperação, nobremente acompanhado por Adriano Amax, Sérgio Refkalefsky e Jonatan Richart. Não parecia ser uma boa noite para eles, principalmente com os pilotos da Viracopos.

“A briga é entre nós 4: Eu e você, você e eu!”

Parecia questão pessoal. Gean Celso e Cristian Rudnick brigaram durante toda a primeira metade da prova, até Rudnick fazer seu pit. Gean Celso, cerca de 25L mais pesado que rudnick tinha um desempenho espetacular ao manter a primeira posição, mas Rudnick não deixaria barato. Quando o mesmo colou no líder, fez uma fenomenal ultrapassagem por fora na famigerada curva 1, pra tomar o troco 2 voltas depois e em seguida, de novo, tomar a ponta por fora na curva 1. A briga seria pela vitória, de forma direta.

Estratégia. Do grego, Strategya…

Mas havia um porém. Rudnick estava mais leve e logo fez sua parada, deixando pista livre para Gean Celso e Fernando Siggelkow, com combustível para 24 voltas, permanecerem na pista ganhando terreno. Os pneus não eram uma questão crítica na corrida, não havendo queda de desempenho por parte dos pilotos da Sinister. Quando os líderes resolveram parar, Fábio Pra assumiu a ponta, pois não havia parado ainda, com Gean Celso em 2º e Fernando Siggelkow em 3º. A estratégia tinha dado muito certo, pois Cristian Rudnick viria 3s atrás do Fernando. Gean reassume a ponta, que não perderia mais, e deixava Rudnick na obrigação de ultrapassar Siggelkow para recuperar o 2º posto, ultrapassagem que acaba ocorrendo.

Gran finale

Gean Celso não teve mais nenhuma dor de cabeça para cruzar a linha de chegada em 1º, em uma corrida perfeita desde o planejamento da mesma, como toda sua execução. Cristian rudnick, que marcaria a melhor volta da prova, fica em 2º, com Siggelkow em 3º sendo violentamente acossado por Fábio Pra, que fica em 4º. Os discretos porém muito eficientes Domingos Frias e Murilo Paganin chegam em 5º e 6º, respectivamente. Os 10 primeiros fecham com Ernesto Brock, Jeferson Richart, Eduardo Bonilha e André Vial. Por equipes, a Sinister lidera com 54pts, seguida pela Knights Motorsports e Brahmeiros, ambas com 29pts.

A próxima etapa da VPG Challenge será dia 10/06 em Magny-cours, França.

A corrida, pelos que correm

“Tinha muita velocidade pra classificação, mas meu ritmo de prova não seria bom, já imaginava perder 3 décimos por volta em relação aos mais rápidos. Pena que além dessa certeza, a conexão não ajudou e minha corrida foi pro espaço logo no início.”
Alan Akbar

“Vai ser tenso…”
Jeferson Richart

“Eta corrida boa! Dei alguns X em uns cascudos, valeu a corrida…grandes pegas!
Chico Inglês

“Sempre falo que no AV tem o tipo de piloto “doente”, que explora cada parâmetro do carro, corre pra vencer e quase sempre vence, por méritos!”
Ernesto Brock

“Corrida fantástica. Carro e pista muito bons. Não daria pra companhar Gean e o Rudnick, então aministrei os pneus até o final.”
Fernando Siggelkow

“Corrida muto boa! Estou com os braços doendo com os pegas dessa corrida!”
Cristian Rudnick

“Tinha um setup bom, sempre treinei pesado, então sabia que tinha um bom ritmo de prova. Com a estratégia ganhei tempo na parada. Foi fantástico o pega com o Rudnick, sempre muito limpo e em alto nível”
Gean Celso

Administrador da Liga

Administrador da Liga VPG

2 comments so far

Neto PereiraPublicado em3:35 pm - maio 28, 2010

Excelente texto!

Felipe PortelaPublicado em9:40 pm - maio 29, 2010

Show de bola, cada vez melhor a VPG, logo estarei com vcs =D

Vlw Sinister

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.