• ligavpg@ligavpg.com

Super Turismo: Com tática arriscada AMax vence em Thruxton

Super Turismo: Com tática arriscada AMax vence em Thruxton

VPG Super Turismo: Adriano Max poupa combustível para vencer em Thruxton

Quando a fase é boa, todo santo ajuda. Adriano Max (Viracopos Gold) foi o único competidor a conseguir terminar a etapa de Thruxton, terceira da temporada da VPG Super Turismo, realizando apenas um pitstop, tática que foi decisiva para que ele chegasse à segunda vitória seguida na competição. Contudo, o triunfo veio no sufoco: Max teve de poupar bastante combustível nas voltas finais e, com ritmo lento, por pouco não foi alcançado pelo ávido Leonardo Sampaio (LM). No fim das contas, ele conseguiu sustentar a primeira posição e conquistar, junto com a vitória, também a liderança do campeonato.

A pole position havia ficado com seu companheiro de Viracopos Gold, Sérgio Franciscodog Refkalefsky, único a andar abaixo da casa de 1:08 na classificação. Com a marca de 1:07.990, Dog foi 0,135s mais veloz que Max e largou da posição de honra, mas arrancou mal e foi superado pelo colega de time logo nos metros iniciais. Sampaio era o terceiro no grid, porém foi outro a arrancar mal, caindo para quinto.

Enquanto Refkalefsky tentava pressionar o companheiro no complicado traçado inglês, que foi aeroporto da Força Aérea Britânica durante a II Guerra Mundial, Leonardo recuperava terreno em cima de Luis Carreiro (Azores) e de seu companheiro de LM, Samuel Viana, voltando ao posto original. Na sequência, o competidor do carro vinho aproveitou a disputa entre Sérgio e Adriano para descontar rapidamente a diferença e entrar na luta direta com os dois. Quando Franciscodog cometeu um pequeno erro na nona volta, lá estava Sampaio pronto para assumir a vice-liderança da corrida.

Léo chegou a partir para cima de Max na sequência, mas logo deixou a batalha para fazer sua primeira parada com um terço de prova, evidenciando a opção direta por dois pits. Adriano então respirou na ponta, mas um trabalho desastroso de sua equipe fez com que ele perdesse a dianteira para Dog durante as paradas. No conjunto da obra, ambos foram superados por Sampaio, mas o representante da LM teria que visitar os boxes mais uma vez, enquanto Adriano e Sérgio sinalizavam a tentativa de não parar mais.

Quando Leonardo retornou de seu último pit, estava novamente em terceiro, a 17 segundos do líder Refkalefsky, que parecia ter a vitória nas mãos. Mas uma série de erros permitiu a aproximação de Max e, para piorar, o então líder do certame teve de fazer um splash and go a quatro voltas do fim, saindo da disputa. Adriano assumiu a liderança isolada, mas vinha em ritmo muito lento para salvar combustível. A estratégia acabou dando certo na risca, já que Sampaio se aproximou perigosamente, mas não conseguiu ultrapassá-lo e ficou a três décimos do rival na linha de chegada.

Resultado extra-oficial: 

1. Adriano Max (Viracopos Gold), 43 voltas em 50:46.570
2. Leonardo Sampaio (LM), +00.363
3. Sérgio Refkalefsky (Viracopos Gold), +04.158
4. Luiz Antônio Cityzoom (555), +46.468
5. Luis Carreiro (Azores), +47.685
6. Noel Coelho (Azores), +55.941
7. José Henrique Spontão (Viracopos Black), +1 volta
8. Childerico Robson (Turtles), +2 voltas
9. Francisco Inglês (Caramujos), +3 voltas [Pane seca]

O resultado oficial e a classificação completos estão no site www.ligavpg.com. A quarta rodada da categoria Super Turismo está marcada para 15 de outubro, a partir das 22h15, no circuito virtual de Camberra, com transmissão ao vivo pela Race Brasil.

Clique aqui para assistir ao VT da prova na íntegra.

Fonte: Race Brasil

Até a próxima etapa, inscrições abertas… 😉

 

Adriano Max

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.