• ligavpg@ligavpg.com

Touring: Sergio Refkalefsky confirma título por antecipação

Touring: Sergio Refkalefsky confirma título por antecipação

Daniel majeste vence mas não evita título de Franciscodog

Com uma atuação segura para o terceiro lugar no circuito virtual de Jacarepaguá, que sediou a sexta e penúltima etapa da categoria VPG Touring, Sérgio “Franciscodog” Refkalefsky (Viracopos) confirmou com uma prova de antecipação o título do campeonato. A conta é simples: Dog subiu a 122 pontos na tabela, 20 a mais que o vice-líder Leonardo Sampaio (LM). Contudo, o piloto da Viracopos possui 18 pontos descartados que entrarão em seu saldo mesmo que ele não participe da última corrida, tornando matematicamente impossível a qualquer adversário alcançá-lo.

Na classificação, Refkalefsky já havia marcado o terceiro tempo, com 1s4 de desvantagem sobre o pole position Daniel Mageste (Caramujos). Quando foi dada a largada, Sérgio foi superado pelo quarto colocado no grid, Marcello Menescal (LM), ao mesmo tempo em que Mageste perdia a liderança para Gustavo Breves (UCI LM), que partira do segundo lugar. Logo na segunda volta, Mageste fez valor o ritmo amplamente superior e realizou a ultrapassagem em cima de Breves na grande reta oposta, abrindo rapidamente uma vantagem segura sobre o adversário nas curvas seguintes. Franciscodog, por sua vez, demorou até o quinto giro para conseguir superar Menescal, que sofreu queda gradativa de desempenho devido ao alto desgaste de seus pneus.

Enquanto os três primeiros se estabilizavam, Marcello ficava para trás e passava a ser atacado pelo companheiro Leonardo Sampaio. Após algumas voltas de disputa, o vice-líder do certame despachou o colega de time na 12ª passagem, assumindo de vez a quarta posição. Após a rodada de pit stops obrigatórios, Menescal continuou roubando as atenções das câmeras de transmissão. Voltando a sofrer com a forte degradação dos pneus, o representante da LM passou a ser atacado por Adriano Max (Viracopos) e Childerico Robson (Turtles). Max, que havia largado em último, escalou o pelotão em uma tática quase suicida de não trocar o calçado em sua parada, ganhando tempo substancial nos boxes.

Mesmo com muitas dificuldades de encontrar aderência, ambos levaram a disputa pelo quinto lugar ao limite, trocando várias vezes de posição entre ultrapassagens, divididas e escapadas de pista. No fim, Marcello sustentou o posto, seguido por Adriano e Childerico Robson (Turtles), que participou discretamente da briga em sétimo. Na frente, Daniel Mageste cruzou com quase 33 segundos de vantagem sobre Gustavo Breves para vencer pela terceira vez na temporada. Mas a maior comemoração veio com o terceiro lugar de Franciscodog, o grande campeão da VPG Touring.

Resultado extra-oficial:

1. Daniel Mageste (Caramujos), 27 voltas
2. Gustavo Breves (UCI LM), +32.979
3. Sérgio Refkalefsky (Viracopos), +38.517
4. Leonardo Sampaio (LM), +45.805
5. Marcello Menescal (LM), +1:04.671
6. Adriano Max (Viracopos), +1:05.377
7. Childerico Robson (Turtles), +1:05.558
8. Rodolfo Reis (LM), +1:36.245
9. Francisco Inglês (Caramujos), +1:37.292

O resultado oficial e a classificação completos estão disponíveis no site www.ligavpg.com. A sétima e última rodada da VPG Touring acontece em 9 de agosto, a partir das 22h10, no circuito virtual de Kyalami. A Race Brasil transmite a prova ao vivo.

Clique aqui para assistir ao VT da prova na íntegra.

Fonte: Race Brasil

Adriano Max

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.